3 Maneiras De se Calcular OEE

Três maneiras de calcular OEE

Com certeza OEE é considerada uma das métricas mais populares que fornece muitos dados valiosos sobre o desempenho do processo. Neste artigo, iremos discutir três métodos diferentes para calcular OEE.

Método 1 – OEE básico

A eficácia geral do equipamento é, na verdade, uma métrica muito simples. Ele compara a quantidade de produção com o resultado teórico na velocidade nominal. Para calcular OEE, precisamos apenas de três informações básicas:

  • Disponibilidade – percentual de quanto o equipamento esteve disponível para produção sem contar com paradas planejadas e não planejadas;
  • Performance – percentual de quanto o equipamento foi eficiente no tempo em que tinha para produção;
  • Qualidade – percentual que avalia a qualidade.
  1. Produção total;
  2. Velocidade nominal de produção;
  3. Tempo total de execução;

Exemplo:

Velocidade nominal de produção: 100 por hora

Produção total: 1.000

Tempo de execução total: 20 horas

OEE = 1.000 unidades / (20 horas * 100 unidades / hora) + 50%

Esse método rápido e simples pode ser útil se seu objetivo for apenas monitorar o desempenho do processo. Você pode já ter alcançado um nível de OEE satisfatório e não quer perder tempo em cálculos detalhados. Nesse caso, o OEE básico permitirá que você fique de olho na métrica e reaja se a eficácia do equipamento diminuir.

Método 2 – OEE simplificado

OEE simplificado fornece informações sobre a ineficiência do processo e ajuda a identificar as principais áreas de melhoria. Entretanto, mais dados serão necessários para calcular a taxa, disponibilidade e qualidade do processo. Além disso, você precisará saber a quantidade de desperdício e o tempo total de inatividade ocorrido durante a execução. Abaixo está a definição dos três componentes do OEE que estarão disponíveis com o cálculo simplificado:

  • Disponibilidade: Porcentagem de tempo durante o equipamento está funcionando em qualquer velocidade maior que 0, tornando o produto de boa ou má qualidade. Esta métrica informa a quantidade de tempo de inatividade no processo.
  • Qualidade: Porcentagem de tempo disponível gasto na produção de resíduos.
  • Taxa: relação entre a velocidade/Taxa média real e a velocidade/Taxa nominal.

Método 3 – OEE completo

Finalmente, o método completo fornece o maior nível de detalhes, também permite monitorar e agir em questões de produção muito específicas. Este método requer um sistema de coleta de dados mais sofisticado, por exemplo, ferramenta de rastreamento de perda de produção online (coleta de dados manual ou automática). Em troca, você obtém o benefício do cálculo, isso significa dados acionáveis que podem ser facilmente usados para identificar oportunidades de melhoria de processos. Além disso, o cálculo fornece muita flexibilidade na definição e personalização dos tipos de perda de produção. Isso ajudará a priorizar e simplificar suas ações de melhoria. Algumas das categorias mais comuns incluem:

  • Mudanças
  • Startups/Shutdowns
  • Limpeza
  • Esperando
  •  Avarias mecânicas/ elétricas

O resultado do cálculo do OEE completo é um gráfico em cascata detalhado. Ele fornece uma visão geral rápida do desempenho do processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *