Os Cinco princípios do Lean na Linguagem de Hoje!

O Lean é uma filosofia de gestão que visa maximizar o valor para o cliente enquanto minimiza desperdícios de recursos. Originário do sistema de produção da Toyota, o Lean enfatiza a melhoria contínua, o envolvimento dos funcionários, a eliminação de atividades que não agregam valor e a criação de fluxos de trabalho eficientes. Ele se baseia em princípios como identificar valor do ponto de vista do cliente, mapear o fluxo de valor para entender o processo de ponta a ponta, criar fluxo contínuo para eliminar interrupções e buscar a perfeição através da melhoria contínua. O Lean não se limita apenas à indústria manufatureira e é aplicável em diversos setores, incluindo serviços, saúde e tecnologia.

Estes são os seus 5 princípios na linguagem de hoje:

1) Entregar ao cliente o que ele espera, o que ele deseja. Nada além disso, para não aumentar custos.

2) Conheça o processo inteiro, suas etapas, onde começa e termina. Não requer conhecimento específico.

3) Os processos que transformam matéria prima em produto acabado precisam estar o mais próximo possível, para não ter deslocamentos e transporte.

4) A relação cliente x fornecedor precisa ser seguida em todos os processos internos.

5) Sempre melhore, ainda que a meta esteja longe ou seja muito difícil, melhore!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *